Frictionless Retail: Qual a importância desta tendência para o varejo?

247 visualizações
0 comentários
4 min de leitura
Frictionless Retail Qual a importância desta tendência para o varejo

O assunto Frictionless Retail foi bastante disseminado no NRF Retail ‘s Big Show 2020, considerado o maior evento mundial do varejo. Esse é um conceito essencial que as empresas estão começando a aplicar para aprimorar o relacionamento com os consumidores, de forma que seu contato seja sem atritos.

Ainda falando sobre os clientes, eles estão cada vez mais informados sobre o que têm direito e valorizam uma boa experiência de compra, sendo essa mais prática, inteligente e, sobretudo, personalizada.

Seu negócio está preparado para essa revolução no mundo do varejo? Continue lendo esse artigo para saber a resposta.

O que é Frictionless Retail?

Frictionless Retail é, em português, varejo sem atritos. Denomina um conjunto de ações e ferramentas aplicadas para diminuir ao máximo as fricções, ou barreiras, que os consumidores podem ter no momento da aquisição. Esse processo é feito com base em uma estratégia, para que a compra seja totalmente uma jornada sem atrito.

Esse conceito tornou-se um dos pilares do e-commerce e é essencial para o varejo físico, principalmente quando se trata de comércio omnichannel, ou seja,  a união de vários canais de venda.

Veja a seguir três situações que podem ser evitadas com essa nova estratégia:

1- Segurança digital

 O cliente costuma ficar em dúvida quanto a sua segurança digital na hora de cadastrar o seu cartão de crédito ao finalizar a compra, por exemplo.

2- Burocracia no cadastro

 Um cliente pode ficar interessado em sua loja online, mas desinteressar-se ao saber que, para realizar o cadastro, além de um comprovante de identidade, também necessita de um que comprove a residência.

3- Fraudes nos meios tecnológicos

 Um consumidor pode contestar a compra, alegando que não realizou uma transação com o cartão de débito, mesmo o valor tendo sido descontado. Neste caso, além de perder a mercadoria,  também haverá a necessidade de  realizar o estorno.

Todas essas situações podem ser evitadas através do Frictionless Retail e sua tecnologia.

 

Quais são os benefícios do Frictionless Retail para as empresas de varejo?

 

Melhor experiência do cliente

 O objetivo de toda plataforma de compras, online ou física, é oferecer uma boa experiência de compras, do cadastro ao pós-venda. Tudo isso para que, no final, a jornada de aquisição possa ser concluída com sucesso e satisfação.

Satisfação do cliente = mais clientes

 A boa experiência do cliente sempre vai trazer vantagens e uma delas é o próprio aumento de consumidores por divulgação da qualidade da sua venda, além da fidelidade que eles adquirem à sua marca.

Um exemplo desse sucesso é a própria Magazine Luiza. Em 2015, a franquia adotou a tecnologia de softwares com função de checkout, diminuindo o tempo de espera em filas de 40 para 5 minutos. Isso aumentou muito a retenção de clientes, possibilitando o aumento de vendas futuras.

Como o Frictionless Retail pode ser aplicado?

 Essa estratégia pode ser aplicada de diversas formas, como:

1.   No cadastro de clientes

 Uma solução baseada em inteligência, por exemplo, diminui muito a burocracia de cadastro, fazendo com que o processo seja mais rápido e eficaz a partir de poucos inputs de dados.

2.   Na segurança digital

 A validação de dados cadastrais, sobretudo email e celular, além de simplificar a jornada de compras, também aumenta consideravelmente a segurança digital dos clientes.

3.   Entretenimento no varejo

 As tecnologias também podem otimizar a experiência de compra por meio de plataformas que envolvam os compradores e consumidores.

Mas como você pode garantir a segurança sem gerar atrito na experiência do cliente?

A Fast Moving pode te ajudar com a aplicação do Frictionless Retail no seu varejo por meio de soluções tecnológicas e softwares que otimizam a experiência dos consumidores. Conheça mais as soluções da Fast Moving falando com um dos nossos especialistas.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos

A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…

Ler mais...
Pare de perder clientes no Onboarding

Mais clientes, mais rápido, onboarding real-time. Com as atualizações regulatórias promovidas pelos principais órgãos no…

Ler mais...
Por categoria
Tags