Onboarding digital: Como calcular o ROI em tecnologia na abertura de contas

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Onboarding digital Como calcular o ROI em tecnologia na abertura de contas

Recentemente divulgamos um artigo explicando como o onboarding digital pode acelerar os resultados na sua empresa e a importância de criar uma jornada completa para que o real valor daquilo que está sendo entregue seja corretamente aprendido e utilizado da melhor maneira possível.

Confira aqui: Onboarding Digital: O que é e como ele pode acelerar seus resultados

Sabemos que desenvolver um processo de onboarding digital com segurança, qualidade, rapidez e eficiência, é extremamente fundamental para qualquer empresa e um tema de destaque nos últimos anos para as instituições financeiras.

Por isso a importância do nosso tema de hoje! Saiba como calcular o ROI em tecnologia na abertura de contas.

Na prática, o processo de onboarding digital facilita de forma direta a entrada dos usuários, sejam colaboradores, fornecedores e clientes.

Contudo, na captação de novos clientes a melhora da experiência dos consumidores ajuda no aumento da satisfação no momento do cadastro do serviço, afetando diretamente na taxa de sucesso na conversão deste cliente.

A tecnologia pode ser o principal aliado neste cenário, tanto para promover um cadastro eficiente quanto para garantir a segurança das informações fornecidas, verificar a autenticidade dos documentos e validar a identificação para autenticação da pessoa.

As ferramentas tecnológicas contribuem para proteger os dados dos cadastrados, proporcionar boas experiências para os usuários e evitar fraudes no processo de onboarding. Ao longo do artigo tocaremos no impacto de cada uma, no retorno de um onboarding digital e no grande equívoco cometido por diversas instituições no mercado neste cálculo.

Antes de falarmos sobre como calcular o ROI efetivamente, separamos 3 razões para sua instituição investir em tecnologia, confira:

  1. Segurança da Informação

Sabia que 26% das empresas brasileiras sofreram ataques cibernéticos nos últimos 12 meses? É o que nos mostra a pesquisa realizada pela BugHunt.

Além disso, 94% dos brasileiros acreditam que a privacidade é um fator de sucesso essencial aos negócios, conforme o estudo feito pela (Cisco).

Outro dado importante neste cenário é o fato de quase 30% dos consumidores terem seus dados expostos, segundo levantamento do Procon-SP.

  1. Melhor experiência do usuário

Sabemos da importância de valorizar a experiência do seu consumidor e alguns números provam isso.

Conforme a pesquisa realizada pela Zendesk ano passado, 65% dos clientes querem comprar de marcas que oferecem transações rápidas e eficientes.

Em paralelo, o relatório da Consumer Identity realizado pela Liminal, nos mostra que 42% das pessoas abandonam um aplicativo devido a atritos na integração e má usabilidade.

Ainda, pesquisa da Genpact indica o aumento de abandono relacionado ao atrito no onbaroding.

  1. Mitigação de fraudes

Entre novembro de 2020 e 2021, foram registrados no Brasil, uma tentativa de fraude a cada 7 segundos, totalizando mais de 3,8 milhões, segundo o indicador do Serasa.

Contar com novas formas de validação de reconhecimento de pessoas e documentos é o principal fator para identificar e evitar possíveis tentativas de fraudes.

Analisando esses 3 aspectos podemos definir que a tecnologia certamente é indispensável para elevar a relação de confiança entre empresas e consumidores, diminuir riscos e proporcionar o compliance empresarial de forma adequada e segura.

Vamos entender como calcular o ROI em tecnologia na abertura de contas?

 O que é ROI?

 A tradução livre para sigla ROI (“Return over Investment”) é Retorno sobre investimento.

Essa é uma métrica utilizada para determinar o valor recuperado em receita a partir de um investimento em relação ao negócio. Normalmente, o cálculo do ROI é aplicado nas estratégias de marketing com objetivo de validar o benefício dos investimentos que estão sendo realizados.

Este cenário também se aplica para aquisição de tecnologias, processos e operações que incluem o onboarding digital.

Estamos falando de inteligência artificial, big data, biometria facial, automação, nuvem, internet das coisas, blockchain, entre outras inovações que assim como as ferramentas, podem ser integradas através de suas aplicações e tecnologia.

Como calcular o ROI em tecnologia na abertura de contas?

De antemão te avisamos que é possível fazer a mensuração desta métrica com dados reais sendo aplicados.

Para realizar o cálculo do ROI, as instituições precisam compreender se cada investimento realizado vale a pena e trouxe o retorno esperado definido no seu planejamento. Existem casos em que o retorno sobre o investimento é ainda maior.

Para isso, separamos a fórmula para calcular o ROI:

ROI = (valor ganho/arrecadado – valor investido) / valor investido

Multiplique esse resultado por cem e saiba qual é o seu percentual.

Por exemplo, se você investiu R$5 mil por mês na aquisição de uma ferramenta para onboarding para novas contas e o seu retorno mensal foi de R$7 mil, você obteve um ROI de 40%.

O grande segredo para realizar este cálculo com precisão é encontrar o valor correto em relação ao ganho alcançado com essa solução e é aí que está o erro cometido por muitas instituições.

A métrica de um onboarding não é a abertura de contas, mas sim a ativação de um cliente, pois somente a partir deste momento o cliente trará receita para a instituição para pagar os principais custo de sua captação: promoção, tecnologia, retaguarda.

Neste ponto, conforme algumas pesquisas citadas acima, o tempo de resposta da aprovação impacta fortemente na satisfação de um novo cliente com o processo de onboarding com uma instituição, levando a um grande aumento na ativação.

Outra métrica importante é a diminuição do atrito, eliminando o uso de ferramentas que incrementam o abandono, como biometria facial e fotos de documentos, para clientes com maior potencial ou amplo histórico de mercado.

Neste ponto que vemos a importância da segmentação do onboarding, para potencialmente dobrar o número de ativações de clientes, e por consequência ampliar significativamente o ROI do onboarding da sua instituição.

Agora conta pra gente, sua empresa está preparada para realizar o cálculo do ROI em tecnologia na abertura de novas contas?

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Potencializa a experiência

Nosso objetivo é potencializar a experiência de seu cliente em sua jornada desde a captação, aumentando a ativação e geração de receita temporal.

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