A jornada do dado: 4 etapas fundamentais para o relacionamento financeiro
A jornada do dado está diretamente relacionada à jornada financeira. São essas informações que guiarão o consumidor a uma experiência sem atrito, personalizada e que, além de tudo, gera mais valor para o negócio.
Mas você sabe como é o desenho dessa jornada dentro da sua empresa? Hoje, todo negócio precisa lidar com uma grande quantidade de dados, e o desafio não está apenas nas informações que entram na cadeia de produção de maneira incorreta, mas também em cálculos errados em relação aos produtos ou serviços consumidos, dados desatualizados e, até mesmo, dados corretos inseridos no lugar errado.
Da coleta de uma informação até seu processamento e a entrega ao cliente final, são várias etapas para percorrer. E isso representa obstáculos – e potenciais erros – que afetarão toda a tomada de decisão a partir de então. Esse é o grande risco: trabalhar com dados não conformes levará a resultados inconscientes.
Se o dado tem um problema, o erro vai persistir por toda a cadeia. É por isso que garantir que eles estejam corretos e, portanto, sejam úteis, é essencial. Listamos abaixo quatro momentos da jornada em que os dados têm papel fundamental para a experiência do cliente final e a reputação e as finanças da marca, e como a validação de dados apoia isso.
1- Prevenção de erros, multas e prejuízo financeiro
O impacto de um dado incorreto na cadeia pode ser grande e, não raramente, ter um custo de reparação bem alto. Você já parou para calcular qual o custo do atrito no envio de comunicações financeiras com informações incorretas? Para fazer essa simulação, acesse a Calculadora do Custo de Atrito da :hiperstream.
Para empresas que atendem milhões de clientes, como é o caso dos segmentos bancário, de seguros, varejo, telecomunicações ou facilities, mesmo um pequeno índice de erros pode representar cifras da mesma ordem de grandeza. Em uma operação que emita 50 milhões de faturas por ano, um índice de sucesso de 99% ainda representaria 360 mil comunicações com algum erro chegando – ou, muitas vezes, nem completando essa jornada – até o consumidor. O erro acarreta despesas diretas e também indiretas, como custos de call center e reimpressão.
Grande parte desses erros passam despercebidos quando não há validação de dados ou a validação é feita por amostragem. Isso é solucionado com a verificação automatizada de 100% das informações, como faz nosso :hiperVALIDATION.
Outro ponto importante quando falamos sobre validação de dados sob o ponto de vista financeiro, mas também de compliance, é garantir adequação regulatória. Além do suporte a grandes volumes de dados, a plataforma da :hiperstream permite usar regras personalizáveis para cada negócio, apoiando a atuação em conformidade com regulações de autoridades financeiras, judiciais e os demais órgãos reguladores de cada indústria. Assim, sua empresa estará em conformidade, se adaptando com agilidade, mesmo quando houver novas regulações, bases adicionais e novos tipos de regras de negócio.
2- Redução da inadimplência e da pressão nos canais de atendimento
A inadimplência é um desafio bem conhecido, mas que foi impulsionado desde o início da pandemia. Um número recorde de 65,9 milhões de brasileiros estava com pagamentos atrasados nos primeiros meses de 2021, segundo a Serasa Experian. Apesar dos fatores econômicos, a falta de crédito não é o único motivo. Sabe aquele cliente que geralmente costuma realizar o pagamento logo que recebe a comunicação financeira, mas está inadimplente este mês?
Uma variedade de erros relacionados à falta de validação de dados podem ter levado a isso, como falha na emissão do código de barras ou do QR code; divergência entre o valor do código e da fatura; endereço, e-mail ou número de telefone incorretos; ou até mesmo cobranças indevidas ou inexistentes. Além de ser ruim para a gestão do fluxo de caixa, certos casos podem evoluir para problemas graves para a empresa, como pressão nos canais de atendimento, prejuízo à reputação da marca ou até mesmo a negativação indevida de um consumidor.
Leia também: De olho no pagamento com Pix – como empresas podem evitar possíveis atritos nas transações
3- Hiper personalização
Um dos principais diferenciais da jornada do futuro é a personalização do relacionamento com o cliente através das comunicações financeiras. E validação de dados é o passo fundamental para alcançar isso.
Garantir a qualidade das informações que você tem sobre o cliente é o fator que diferencia sua empresa entre simplesmente estar em todos os canais e se comunicar de forma inteligente, pelo canal certo e no momento mais relevante para cada consumidor.
4- Monetização
Os documentos financeiros têm maior taxa de abertura e engajamento que qualquer outro tipo de comunicação. Isso libera um novo potencial: monetizar o processo de cobrança com campanhas relevantes, personalizadas e no timing perfeito. Além de mostrar ao cliente quão bem você o conhece, esse approach permite desenhar uma estratégia de ofertas moldadas de acordo com o perfil e os hábitos de consumo, com conversão elevada.
Na jornada financeira do futuro oferecida pela :hiperstream, a fatura evolui para um canal digital moderno, seguro e amigável, com marketplace e recursos self-service, para clientes B2B, B2C ou B2B2C vivenciarem uma nova experiência financeira.
Se, hoje, dados são a base da estratégia de uma organização, é preciso garantir a qualidade deles. Sem os dados certos, não adianta investir em tecnologia ou experiências de comunicação e atendimento para encantar e fidelizar o cliente: não funciona. Por isso a :hiperstream valida 100% dos dados com precisão para empoderar nossos clientes e o consumidor final.
Fonte: :Hiperstream
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