Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

1204 visualizações
0 comentários
4 min de leitura

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”. Entenda o que é jornada financeira, da emissão à liquidação de pagamentos.

A jornada do cliente é o caminho percorrido durante todas as etapas do relacionamento com uma marca – desde o primeiro contato até a decisão de compra. Provavelmente você já sabe que garantir uma experiência do consumidor excepcional é prioridade máxima.

O que nem todos se dão conta é de que a jornada financeira não recebe os mesmos investimentos e atenção que a jornada de marketing e vendas, por exemplo. A gestão da jornada e a comunicação financeira são etapas críticas do relacionamento que merecem atenção e que possuem até um nome próprio: Financial Customer Experience Management.

Nessa nova visão de mercado, os processos de onboarding de clientes, cartões de crédito ou débito, faturamento, canais de atendimento e até novos meios de pagamento como o PIX passam de custo a oportunidade de negócio, de burocracia a relacionamento com o consumidor. Entenda o que é o Financial Customer Experience Management e como elevar essa experiência ao mesmo nível das demais jornadas do cliente que a sua empresa já oferece.

 

O que é a jornada financeira?

A jornada financeira é o conjunto de processos financeiros que envolvem temas como onboarding de clientes, processamento de cartões, faturamento, cobrança, marketing e canais de atendimento relacionados à operação. Isso vai desde o recebimento de dados financeiros, processamento, personalização e envio, até a abertura e a liquidação nos mais diversos canais digitais ou ainda fisicamente.

Além de serem etapas fundamentais para concretizar o negócio, envolvem pontos sensíveis e prioritários, como dados do cliente, informações de pagamento e segurança. Essa relevância faz com que a jornada financeira seja, hoje, o principal elo entre empresas e consumidores. No fim das contas, é a experiência financeira que, muitas vezes, define o quanto o cliente confia na sua marca e o quanto permanecerá fiel a ela.

 

Financial Customer Experience Management: uma alavanca de novos negócios

Você sabia que a comunicação financeira é o tipo de conteúdo que mais gera engajamento? São mais aberturas, cliques, conversões, ligações para a central de atendimento, entre outros pontos de contato valiosos para interagir, conhecer melhor e fidelizar o seu cliente.

Estabelecendo uma visão holística de todos os processos de relacionamento financeiro, é possível desenhar uma jornada sem erros e altamente engajadora, que cria oportunidades de crescimento e alimenta o fluxo de vendas de novos produtos e serviços.

Confira 6 maneiras em que Financial Customer Experience Management (FiCEM), a gestão da experiência financeira, gera valor em diferentes frentes de trabalho:

 

Ao reduzir riscos e custos – e ainda gerar receita – a comunicação financeira ganha cada vez mais relevância, tornando-se um facilitador de relacionamentos e monetização.
 

O que fazer para evoluir a jornada financeira da minha empresa

A comunicação financeira não é estática. Ela muda junto com o cliente. O consumidor de hoje espera uma experiência única, relevante e sem atrito com as marcas em quem confia.

Para acompanhar essa mudança de comportamento, são necessárias novas práticas nos bastidores do negócio para validar e corrigir dados, evitar fraudes, estabelecer uma estratégia de comunicação multicanal ou personalizar o formato ou o conteúdo de cada campanha. E, para aprimorar e tornar estes processos cada vez mais fluidos, a resposta está na tecnologia.

:hcp (:hiperstream Cloud Platform) combina três soluções: validação de regras lógicas, gestor multicanal e plataforma de comunicação digital e fomento de negócios através da personalização. Juntas ou separadas, elas oferecem autonomia, agilidade e inteligência necessárias para transformar a maneira como as empresas se relacionam com os clientes.

No cenário de negócios, vence quem é capaz de identificar e aproveitar as oportunidades disponíveis mais rapidamente. O trabalho da :hiperstream é investir no futuro da sua empresa através de tecnologia para estruturar a jornada financeira e sair na frente. Vamos conversar?

Texto originalmente publicado por hiperstream, parceiro oficial da Fast Moving.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos

A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…

Ler mais...
Pare de perder clientes no Onboarding

Mais clientes, mais rápido, onboarding real-time. Com as atualizações regulatórias promovidas pelos principais órgãos no…

Ler mais...
Por categoria
Tags