Deepfake: a oportunidade de substituição do Facematch na esteira cadastral

7 visualizações
0 comentários
3 min de leitura
Deepfake a oportunidade de substituicao do Facematch na esteira cadastral

A crescente sofisticação das deepfakes representa um desafio sem precedentes para a segurança digital e, em particular, para os processos de autenticação de identidade. A capacidade de gerar vídeos e imagens hiper-realistas, indistinguíveis do real a olho nu, torna a verificação facial tradicional, como o Facematch, uma ferramenta cada vez menos confiável.

O Gartner, em relatório recém publicadoe, alerta para a obsolescência do Facematch até 2026, evidenciando a necessidade de soluções mais robustas e inovadoras. Para piorar, a combinação de Facematch com a simples foto do documento, presente na maioria das esteiras cadastrais, configura um dos principais vetores de abandono (drop outs) por parte dos usuários, além de ser um dos principais alvos dos fraudadores.

As principais fraudes com deepfake:

  • Criação de usuário e documentos com dados sintéticos: Nessa modalidade, os fraudadores geram documentos e identidades completamente falsas, utilizando fotos manipuladas ou geradas por IA.
  • Documento verdadeiro + selfie manipulada: Nesse caso, os atacantes utilizam um documento legítimo, mas substituem a selfie original por uma deepfake, criando uma identidade falsa a partir de dados reais.
  • Vídeos manipulados: Em situações mais extremas já foram identificadas situações nos quais um vídeo foi manipulado com deepfake, visando burlar, com sucesso, processos de prova de vida e autenticação positiva.

A solução: muito além do reconhecimento facial

É fundamental compreender que a solução para o problema das deepfakes não reside na substituição de uma tecnologia por outra, mas sim na adoção de uma abordagem multifatorial e holística. A biometria facial, por si só, não é suficiente para garantir a segurança dos processos de autenticação, mas eventualmente pode continuar sendo usada em situações específicas.

Nossas soluções: a proteção que você precisa

Diante desse cenário, apresentamos nossas soluções, projetadas para oferecer a mais alta segurança e eficiência nos processos de onboarding:

  • Fast Phone Risk: Através da análise de dados de telefonia, identificamos padrões de comportamento suspeitos e prevenimos fraudes antes mesmo que elas ocorram.
  • Fast Prevention: Esta solução possui diversas funções para tomar as medidas preventivas de maneira automática e em background, sem gerar um atrito. Com ela você aprimora o processo de prevenção, acelera o processo de decisão e evita o desconforto com o cliente final.
  • Fast Onboarding: Simplificamos o processo de cadastro, reduzindo o atrito e garantindo uma experiência positiva para o usuário, sem comprometer a segurança.

A ameaça das deepfakes é real e exige uma resposta rápida e eficaz. Ao adotar soluções como as nossas, as empresas podem proteger seus negócios, garantir a segurança de seus clientes e construir uma relação de confiança duradoura.

Invista em soluções que garantam a segurança da sua empresa e dos seus clientes. Entre em contato conosco e descubra como nossas soluções podem transformar a sua esteira cadastral.

Fast Moving: a melhor experiência do seu cliente!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e colegas!

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos

A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…

Ler mais...
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
Case de sucesso: como a Fast Moving apoiou uma instituição financeira a recuperar R$60 milhões de receitas!

Uma falha junto à processadora de cartões de crédito gerou uma série de problemas para…

Ler mais...
Por categoria
Tags