Como conhecer o perfil digital de seu cliente e direcionar suas vendas?
Em tempos de distanciamento, as empresas precisaram se reinventar para acompanhar o consumidor da era digital: um cliente mais exigente, socialmente sintonizado, muito engajado e, acima de tudo, mais conectado.
A transição para o ambiente digital foi necessária para aqueles que precisavam sobreviver. Com as lojas fechadas e o país em alerta, precisaram se reinventar para continuar vendendo e conquistando o consumidor digital em um momento tão difícil.
Conquistar o consumidor tem sido uma tarefa muito difícil para quem não acompanhou a transformação digital. Você sabe quem são esses novos clientes e seu comportamento na era digital? Acompanhe a leitura abaixo e entenda!
Quem é o novo consumidor digital?
Um consumidor digital é alguém que já conhece os recursos de pesquisa, busca soluções, verifica as avaliações de outros usuários, compra online, em grande parte a partir ou até mesmo diretamente nas redes sociais e aprecia vários aspectos da experiência digital como um todo.
O comportamento de consumo atual é resultado de uma longa jornada de mudanças no mercado e nas próprias pessoas. Para as gerações mais velhas, os interesses do consumidor eram simples e as opções de compra eram limitadas. Além disso, basicamente existia somente um canal de venda disponível: a loja física.
Hoje, os clientes estão expostos a uma abundância de empresas, produtos, canais e informações.
Porém, o consumidor digital já sabe o que quer: personalização, humanização e comodidade na hora de comprar. O foco desse público é o comportamento das marcas, estratégias de responsabilidade ambiental adotadas e diversas outras características não observadas nos consumidores de ontem. Em resumo podemos citar:
- customização;
- consumo consciente;
- bom serviço;
- jornada de compras totalmente digitalizada;
- canal de preferência.
Por que conhecer o perfil do seu cliente ideal?
O público-alvo da empresa é constituído por pessoas que possam ter interesse nas soluções apresentadas. No entanto, esse grupo de pessoas pode ser bastante grande e heterogêneo. Cada potencial consumidor tem necessidades diferentes e, por isso, exige ações diferenciadas das empresas.
Para criar estratégias que realmente atinjam seus objetivos, você precisa filtrar esses contatos com base no que mais lhes interessa e é relevante para sua marca. Não ter um perfil de cliente bem definido pode fazer com que você cometa erros de atendimento e perca grandes oportunidades na sua vontade de converter todos.
E como identificá-los?
O primeiro passo para identificar seu perfil de cliente ideal é analisar seus consumidores atuais. Quem são seus principais consumidores? Você conhece clientes em potencial e clientes com os quais deseja construir um relacionamento melhor, priorizar o estoque e aprender mais sobre propriedades? Ele pode ser o seu cliente ideal.
Faça uma lista de suas preferências, mas procure alinhar sua opinião com o retorno financeiro gerado pelos consumidores. Analise esses clientes selecionados para procurar padrões de comportamento e características.
Fast Digital Score te ajuda!
O Fast Digital Score é a solução ideal para agrupar sua base de clientes e maximizar o faturamento de cada público. Nela um algoritmo retorna um score de perfil digital de uma pessoa com base em seus hábitos e presença online, possibilitando o direcionamento de ofertas e o canal adequado de interação.
A partir disso, você tem:
- Contemplação de métricas de consumo;
- Auxílio para definir canais de interação;
- Contemplação de informações de hábitos online.
A Fast Moving combina expertise consultivo e soluções tecnológicas turnkey, com algoritmos criados a partir de técnicas de Design Thinking para encurtar o tempo de implantação e de retorno do investimento em suas soluções.
Nosso objetivo é potencializar a experiência de seu cliente em sua jornada desde a captação, aumentando a ativação e geração de receita temporal.
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