Como melhorar seu UX e converter mais clientes?
A experiência do usuário, ou User Experience é tudo o que engloba a maneira como cada usuário interage com o mundo ao seu redor. De fato, o termo experiência do usuário é muito amplo, mas quando falamos de marcas, produtos, sistemas e serviços, é importante entender que UX não inclui apenas design e desenvolvimento de produtos.
Temos que acompanhar todas as etapas do cliente com sua marca, desde o primeiro “encontro” até o posterior uso ou consumo.
Quanto melhor for a experiência do utilizador desde o primeiro contacto e incluímos também as emoções destes momentos, maior será a satisfação do cliente e maior será a probabilidade de fidelização. A experiência da viagem deve ser intuitiva, suave e agradável.
Então, como melhorar essa área e converter mais clientes para o seu negócio? Continue a leitura e saiba mais!
Por que UX é importante?
O UX é importante porque coloca a perspectiva do usuário como a espinha dorsal de qualquer fluxo de experiência, seja um processo de compra, troca de informações ou teste. Se a sua empresa incorpora essa ideia, pergunte-se: “Como isso pode ser melhor para o meu cliente?” e trabalhar para atendê-lo da melhor maneira possível, é muito provável que seu cliente se sinta tão bem que entrará em contato com sua empresa.
A alocação centrada no cliente deve estar alinhada com os sentimentos que seu usuário percebe ao interagir com a marca. Seja atento e honesto sobre essas emoções e aproxime-se do cliente. Uma boa oportunidade para aplicar isso é quando surge um problema.
E como fazer isso para gerar mais lucro?
Existem muitas mudanças, algumas das quais são muito simples de implementar, que afetam diretamente a taxa de conversão do seu site e a fidelidade do cliente e, portanto, seus resultados. Veja abaixo:
Automatize o que for possível em formulários
Cada campo do formulário pode ser uma oportunidade para obter informações sobre o usuário. Se o formulário for muito longo ou complexo, você pode acabar perdendo o cliente.
Alguns dos lugares mais fáceis de fazer isso são endereços (cidades e estados). Embora possa não parecer muito, os 5 segundos que você “economiza” do seu usuário faz toda a diferença para uma conversão.
Deixe seu usuário pensar o mínimo possível
No caso de seleção de datas, como sites de companhias aéreas e hotéis, quando o usuário inicia a busca por cidade, as opções já devem aparecer, e no caso de seleção de data de entrada, uma possível data de saída para o mesmo mês e ano já deve ser selecionado, evitando que o usuário selecione uma nova data de saída a cada nova pesquisa. No site Ibis, as informações são preenchidas rapidamente e alguns campos já estão habilitados para facilitar as buscas.
Destaque a principal característica do seu site
Os sites que têm objetivos claros, como fazer com que um usuário se inscreva, faça uma pergunta ou faça uma venda, precisam informar isso aos usuários. Por exemplo, se a função do site é vender passagens aéreas, destaque essa função e elimine ou não dê tanto destaque para as funções secundárias, se possível.
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Nosso objetivo é potencializar a experiência de seu cliente em sua jornada desde a captação, aumentando a ativação e geração de receita temporal.
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