Bancos Digitais: Um bilhão de downloads x poucos usuários ativos. Por que os indicadores não se acompanham?

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Bancos Digitais: Um bilhão de downloads x poucos usuários ativos. Por que os indicadores não se acompanham?

Nos últimos anos, os bancos digitais têm conquistado uma crescente popularidade, atraindo milhões de usuários para seus aplicativos. Com downloads cada vez mais expressivos, já passando da casa do bilhão de acordo com pesquisa feita do Bank Of America (bofA), essas instituições financeiras parecem estar no caminho do sucesso.

No entanto, por trás desses números impressionantes de downloads, há uma realidade desafiadora: muitos desses usuários não se tornam ativos (número estagnado em 180 milhões a partir de 2022). Apesar do grande interesse inicial, uma parcela significativa dos usuários não utiliza regularmente os serviços oferecidos pelos bancos digitais.

Por que essa diferença tomou tamanha proporção?

Essa discrepância entre o número de downloads e a quantidade de usuários ativos destaca a importância de não apenas atrair usuários, mas também de engajá-los e retê-los ao longo do tempo.

O uso de ferramentas ultrapassadas, como Facematch, e a falta de orientações claras durante o processo de ativação podem levar os usuários a se sentirem perdidos, desanimarem e abandonaram durante o Onboarding. Além disso, a solicitação de documentação acarreta em grande quantidade de análises de retaguarda, e por consequência, um alongamento do prazo de aprovação da conta, o que pode comprometer a confiança e a experiência dos usuários.

Diante desses desafios, é crucial investir em estratégias de onboarding atraentes e personalizadas para aumentar a taxa de ativação de contas digitais. Essas estratégias visam tornar o processo de ativação interessante, educativo e interativo, proporcionando uma experiência positiva ao usuário desde o início de seu relacionamento com o banco digital.

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O impacto do onboarding digital na retenção de clientes é significativo, como evidenciado por estudos recente. Quando os usuários têm uma experiência negativa com o processo de onboarding, as consequências são drásticas: 96,7% deles afirmam ter abandonado um software web após o primeiro uso devido à falta de qualidade na solução apresentada.

O Fast Onboarding e Fast Prevention surgem como soluções para esses desafios enfrentados pelos bancos digitais. Projetados para melhorar a eficiência e a segurança do processo de onboarding, essas ferramentas são capazes de validar informações sem depender de ações do usuário durante o processo de cadastro, tornando-o mais fluido e amigável, gerando encantamento.

Por exemplo, ao realizar validações antifraude em background, o Fast Prevention possibilita eliminar os principais itens de reclamação e abandono durante o onboarding: a selfie e a foto de documentos, além de personalizar a navegação de acordo com o risco identificado, resultando em maior satisfação e retenção de clientes desde o início do relacionamento.

Com a crescente importância do onboarding digital e do sucesso do cliente, é fundamental adotar estratégias de User Experience para garantir a melhor jornada possível para cada perfil de cliente que inicia um processo cadastral. Portanto, contar com o Fast Onboarding e Fast Prevention é essencial para engajar os usuários e proporcionar uma experiência de cadastro que corresponda à cultura da empresa.

Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo Fast Onboarding: Entenda como converter mais clientes e ter um cadastro automatizado.

Entre em contato com nossos especialistas e conte conosco para saber como aumentar a retenção dos seus usuários e futuros leads com essas soluções da Fast Moving.

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