Fim das Robocalls: Operação segmentada nesta nova realidade.
![Fim das Robocalls Operação segmentada nesta nova realidade.](https://fastmoving.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Fim-das-Robocalls-Operacao-segmentada-nesta-nova-realidade..jpg)
As robocalls são chamadas realizadas através do software de discagem automática para milhões de pessoas todos os dias. Basicamente, elas são usadas pelas empresas de duas formas:
- Telemarketing ativo, tanto para fins de Venda de produtos como para Cobrança de clientes inadimplentes, no qual esta chamada é derivada para um operador conversar com o consumidor final;
- Mensagens pré-gravadas, para múltiplas necessidades, sejam lembretes, estímulos a vendas, ou validações anti-fraude, por exemplo. Algumas são interativas com o consumidor, outras unidirecionais.
Estas chamadas por meio de discadores automáticos possuem uma característica infeliz: uma enorme quantidade de chamadas não completadas. No caso do telemarketing ativo, geralmente por não haver um operador disponível para dar continuidade na chamada e no caso das mensagens gravadas, porque a infraestrutura possui limitação de chamadas simultâneas. O mercado denomina esta situação de chamadas curtas, ou seja, chamadas que são encerradas com até 3 segundos de duração.
Bilhões de chamadas robóticas são feitas todos os meses no Brasil e são amplamente consideradas um incômodo. A tecnologia tornou mais barato e fácil para operadores de telemarketing e é por isso que eles são tão comuns. O problema é que esta prática importuna os consumidores e passou a criar o hábito das pessoas desistirem de atenderem chamadas de números desconhecidos, podendo impactar em perda de oportunidades reais.
Robocall é uma estratégia legal?
Elas são permitidas, porém, devido a esse incômodo tão grande, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) optou por criar uma série de medidas cautelares que, entre outras coisas, prevê a suspensão de serviços por empresas que façam mais de 100.000 ligações de menos de 3 segundos por dia.
Os responsáveis pelas ligações, sejam empresas de telemarketing ou empresas que trabalham diretamente com o consumidor, podem ser multados em até R$ 50 milhões. E esse valor será para cada CNPJ.
Isso significa que a prática de robocall não será realmente proibida, mas limitada por um teto de 100.000 chamadas curtas por dia. Além disso, os números destas chamadas serão fornecidos pelas operadoras diretamente para a Anatel, a qual poderá também bloquear uma empresa que descumpre recorrentemente este limite de continuar operando.
A Anatel também liberou a cobrança sobre as ligações de até 3 segundos, que não eram tarifadas, o que estimulava as companhias a realizá-las. De acordo com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, apenas o robô usava esse tempo para fazer chamadas indesejadas, como as empresas terão que pagar por isso, o número de ligações com certeza diminuirá.
Além disso, todas as empresas de telemarketing devem adicionar o código de área 0303 para as ligações, facilitando sua identificação. O prefixo é destinado ao uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações telefônicas, ou mensagens.
Empresas que solicitam doações ou empresas de cobrança foram consideradas isentas e não precisarão usar o código.
Outra estratégia que a Anatel estuda é a criação de um prefixo específico para chamadas de cobrança. O código numérico ainda não foi definido e não se sabe quando será introduzido, mas segundo o consultor Emmanoel Campel, repórter da reportagem do robocall, a proposta nada mais é do que uma extensão do plano de combate ao abuso de chamadas.
A Fast Moving te ajuda!
Com as novas restrições e regras, seu negócio precisa dos parceiros corretos para não ser tão bruscamente impactado. A Fast Moving conta com soluções exclusivas, como algoritmos de propensão a rentabilizar a relação com seus clientes focando em quem tem real potencial. Traz ainda informações do perfil digital do consumidor, para indicar o canal correto de interatividade, além de segmentar em campanhas com maior assertividade na oferta. Desta forma, mesmo com menos ligações, sua instituição continuará vendendo e expandindo o negócio!
Entre em contato conosco e tenha a parceira de negócios mais completa do mercado.
Os mais lidos
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos
A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…
Ler mais...Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios
A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….
Ler mais...Case de sucesso: como a Fast Moving apoiou uma instituição financeira a recuperar R$60 milhões de receitas!
Uma falha junto à processadora de cartões de crédito gerou uma série de problemas para…
Ler mais...Por categoria
- Categorias
- Sem categoria (2)
- Finanças (22)
- Mercado (35)
- Mundo (9)
- Fast Potential (4)
- Onboarding (16)
- Seguradora (1)
- Tecnologia (27)
- Inovação (25)
- Fast Digital Score (2)
- Fast Score Digital (2)
- UX (1)
- Case (1)
- hiperValidation (2)