O que é ISO 27001 e por que ele é tão importante para a segurança da informação

473 visualizações
0 comentários
4 min de leitura
O que é ISO 27001 e por que ele é tão importante para a segurança da informação

A :hiperstream faz parte de um seleto grupo de cerca de 150 empresas que contam com a certificação ISO 27001 no Brasil.

A :hiperstream leva os dados dos nossos clientes e de seus clientes finais a sério. Recentemente, demos um grande passo para tornar a plataforma :hcp ainda mais segura: o selo ISO 27001, referência internacional em diretrizes de gerenciamento de segurança da informação e proteção de dados.

Alcançar essa certificação exigiu dedicação interdisciplinar para realizar as implementações e adequações necessárias em processos e sistemas da empresa. Era uma das nossas metas para 2022, como parte do roadmap de inovação e investimento da :hiperstream deste ano, liderado por nosso CTO, Bruno Moreira, que destaca:

“A ISO 27001 é uma grande conquista para as organizações que a obtêm, por comprovar que o negócio segue os melhores padrões de segurança da informação. A certificação atesta a confiabilidade da :hiperstream, oficializando o comprometimento da empresa com as melhores práticas de segurança do mercado”.

Mas, afinal, por que escolher um parceiro que possui o selo ISO 27001 é fundamental atualmente? Entenda abaixo!

ISO 27001 e sua importância na hora de escolher um fornecedor

Publicada pela ISO (International Organization for Standardization), a ISO 27001 estabelece um padrão internacional de boas práticas para os sistemas e a gestão de segurança da informação. O objetivo é apoiar organizações de qualquer tamanho ou setor a proteger informações próprias e de terceiros, incluindo dados dos clientes.

Assim, uma empresa que possui o certificado segue, comprovadamente, as normas necessárias e é capaz de manter a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações, além de combater possíveis riscos e ameaças.

Até dezembro de 2020, de acordo com os dados mais recentes da ISO, 148 empresas possuíam a certificação no Brasil, e a :hiperstream tem satisfação de integrar este grupo de excelência.

3 vantagens do ISO 27001 para empresas e clientes

1- Protege informações e a reputação do negócio: as normas ISO 27001 garantem as melhores práticas de segurança da informação em relação a processos, tecnologia e pessoas. Isso demonstra aos stakeholders que proteção é um assunto prioritário, refletindo no aumento da credibilidade frente aos clientes e em maior valor agregado ao serviço.

2- Apoio a adequações regulatórias: as empresas certificadas estão alinhadas e em conformidade com as leis e os requisitos de proteção de dados vigentes, incluindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

3- Melhora da estrutura e redução de custos: a análise de riscos minimiza pontos vulneráveis eventualmente identificados, apoiando o funcionamento da estrutura e a redução de perdas financeiras.

Evolução contínua

O processo de aquisição do certificado é rigoroso e inclui processos de auditoria em vários departamentos da empresa. Mas não para por aí. Os critérios para obtenção da ISO 27001 implicam uma avaliação – e, logo, melhoria – contínua dos sistemas, que coloca o negócio em uma trilha de excelência.

“Com essa conquista, a organização interna da :hiperstream passa a ser avaliada constantemente, frente a um padrão internacional que possui ações e objetivos de segurança da informação definidos, o que acaba tornando nosso desempenho cada vez mais efetivo”, completa Bruno.

A certificação ISO 27001 evidencia o compromisso da :hiperstream com a segurança e a confidencialidade de todas as partes que utilizam o :hiperVALIDATION e o :hiperCCM para proporcionar uma gestão da experiência financeira inigualável. Entre em contato com a gente para saber mais sobre a plataforma :hcp!

Texto originalmente publicado por hiperstream, parceiro oficial da Fast Moving.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos

A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…

Ler mais...
Pare de perder clientes no Onboarding

Mais clientes, mais rápido, onboarding real-time. Com as atualizações regulatórias promovidas pelos principais órgãos no…

Ler mais...
Por categoria
Tags