O que é Saas e por que é relevante para o mercado de inovação?

457 visualizações
0 comentários
4 min de leitura
O que é Saas e por que é relevante para o mercado de inovação

Com o crescimento presente no dia a dia das pessoas e empresas, o mercado de SaaS (Software as a Service) é considerado um dos mais promissores e tem alcançado excelentes resultados.

Os serviços prestados pelas empresas SaaS sempre são lembramos quando falamos em transformação digital nas organizações, por isso tornaram-se um investimento importante e responsável, inclusive na aceleração de alguns negócios.

O que diferencia o setor dos outros é a forma como a transformação digital e o crescimento estão acontecendo no SaaS. No primeiro caso, faz parte do ambiente da empresa, tornando o processo fluido e fortalecendo a cultura de inovação, simplificando e otimizando as operações da empresa.

Veja neste artigo as principais características do mercado SaaS e quais são as principais vantagens para as empresas que apostam neste modelo. Acompanhe e aproveite!

 

O que é o SaaS?

 

Basicamente, as empresas SaaS oferecem soluções de software ou tecnologia pela Internet, como um serviço que pode ser alugado. A principal característica deste modelo de negócio é a facilidade e usabilidade de acesso, uso e manutenção.

Quem contrata o software como serviço não precisa instalá-lo, não recebe nada pelo correio, não precisa atualizar drivers. O único requisito necessário é ter uma conexão com a internet.

Em resumo, SaaS são ferramentas ou aplicativos disponíveis na nuvem da internet!

Esse recurso permite que os usuários se conectem e usem os serviços desses programas pela Internet. Se você ou sua empresa, por exemplo, usa um calendário online, Dropbox ou Google Drive, você já entende o que é SaaS, mesmo sem perceber.

 

Como funciona o SaaS?

 

A ascensão do Software-as-a-Service (SaaS) acompanhou a ascensão da computação baseada em nuvem. A computação em nuvem é o processo de entrega de serviços técnicos pela Internet, que geralmente inclui armazenamento de dados, rede e servidores.

Antes do SaaS estar disponível, as empresas que queriam atualizar o software em seus computadores tinham que comprar discos compactos contendo as atualizações e baixá-los em seus sistemas.

Com o SaaS, os usuários não precisam instalar ou atualizar nenhum software. Em vez disso, os usuários podem fazer login pela Internet a partir de um navegador da Web, como o Edge ou o Chrome e se conectar à rede do provedor de serviços para acessar um serviço específico. No caso de grandes empresas, esta conexão é realizada por meio de APIs (interfaces de aplicativos de programação), ou seja, uma conexão segura do Data Center desta empresa até o Data Center do provedor da solução SaaS, o que permite escalabilidade e alta performance.

 

Benefícios do SaaS

 

O SaaS tem se mostrado um modelo de negócio bastante lucrativo, tanto para quem presta o serviço quanto para quem o contrata. Dentre esses benefícios, podemos citar:

 

  • Eliminação do alto investimento em infraestrutura, tanto em computadores como licenciamentos
  • Eliminação do custo de manutenção desta infraestrutura
  • Pay-per-use: geralmente com base no número de usuários, transações realizadas ou registros mantidos;
  • Escalabilidade do serviço ao cliente e crescimento da empresa;
  • Diminuição o tempo de implantação: em muitos casos, basta se cadastrar e começar a usar;
  • Atualizações periódicas sem custo adicional para o cliente e um ou mais servidores do fornecedor.

 

Conheça a Fast Moving

 

Nós da Fast Moving oferecemos soluções completas para que sua empresa converta mais clientes de forma automatizada com alta tecnologia, otimizando os seus processos operacionais, tornando-os mais ágeis e seguros.

Estamos comprometidos com o relacionamento com seus usuários, segurança e os resultados de nossos clientes

Evolua seu negócio de forma simples, rápida agora mesmo!

 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS
COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos

A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…

Ler mais...
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
Pare de perder clientes no Onboarding

Mais clientes, mais rápido, onboarding real-time. Com as atualizações regulatórias promovidas pelos principais órgãos no…

Ler mais...
Por categoria
Tags