O uso da tecnologia na Copa do Mundo do Catar

433 visualizações
0 comentários
6 min de leitura
O uso da tecnologia na Copa do Mundo do Catar

Como somos apaixonados por tecnologia e futebol, não poderíamos deixar de falar a respeito da Copa do Mundo do Catar. Esta Copa será histórica não somente porque será a 22ª edição e a primeira a ser realizada em um país árabe, mas também porque será o evento esportivo mais espetacular de todos os tempos devido ao uso de diversas tecnologias, muitas das quais usadas pela 1ª vez e algumas com foco em interatividade jamais vistas com os fãs…

Assim como na Copa do Mundo de 2018, quando criou o VAR, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou uma nova tecnologia que promete ajudar os árbitros a tomar decisões rápidas e precisas. Este é um impedimento semiautomático, recriação em 3D dos gols marcados, verificando a posição dos jogadores.

Mas como isso funcionará, quais são as coisas boas e onde os fãs podem ficar frustrados? Descubra as maiores inovações para a Copa do Mundo do Catar 2022.

Como funcionará o impedimento semiautomático?

Para fazer uma cópia da animação do jogo, serão instaladas dez câmeras dedicadas apenas a reproduzir a posição dos atacantes e defensores envolvidos na jogada polêmica, além dos equipamentos que costumam estar incluídos na transmissão dos jogos.

Câmeras exclusivas irão rastrear 29 pontos no corpo de cada jogador para rastrear seu movimento e posição 50 vezes por segundo, transmitindo tudo para a sala do VAR.

O recurso é chamado de “semi-automático” porque é criado a partir do momento em que é tomada a decisão de chamar um possível impedimento, mas todo o processo leva no máximo 25 segundos. As imagens resultantes são mostradas à equipe de arbitragem e transmitidas aos placares e telões do estádio para que todos os jogadores e torcedores vejam.

A ideia de investir em novas tecnologias não é apenas reduzir as taxas de erros de impedimento, que nem o VAR consegue resolver, mas também diminuir as paralisações que ocorrem atualmente, para que os árbitros assistentes revisem as jogadas quadro a quadro entre os jogos.

Quais as inovações tecnológicas da Copa do Mundo do Catar?

O país promete novas tecnologias que pretendem proporcionar aos adeptos e equipes as melhores condições. A conclusão desses projetos provou ser um importante catalisador para a inovação que visa não apenas tornar o torneio uma melhor experiência social, com menor impacto ambiental, mas também beneficiar o povo do Catar nos próximos anos. Veja abaixo algumas!

Estádio Lusail

O local da abertura e da final da Copa do Mundo do Catar vai deixar você sem palavras. Terá capacidade para 80 mil pessoas, nove andares, um novo sistema de refrigeração e um edifício que será convertido em espaço público, incluindo escolas, empresas, cafés e hospitais ao final do torneio.

Para os jogos da Copa do Mundo, o estádio conta com uma arena inédita chamada Pearl Lounge, que é um lugar especial para assistir ao jogo do título. Ele está localizado logo acima da linha de meio-campo.

Hotéis flutuantes

No Catar, o luxo não estará apenas no estádio. Para acomodar os 1,2 milhões de torcedores esperados para a Copa do Mundo entre novembro e dezembro de 2022, o país árabe está preparando 16 hotéis flutuantes a serem construídos na costa da ilha norte de Qetaifan.

Estes novos hotéis tem 16 metros de largura, 72 metros de comprimento e 4 metros de profundidade cada, que incluirão quatro andares e 1.616 quartos. E assim como os estádios, eles são projetados para serem usados ​​após a Copa do Mundo, então quando o torneio acabar, eles podem ser transferidos para outras praias.

Aldeias de fãs

No Catar eles sabem que esses 16 hotéis flutuantes não serão suficientes para receber turistas, então Doha, a capital do país, também tem 40 mil quartos em acomodações de cinco, quatro e três estrelas.

Estádio 974 desmontável

O estádio 974 é construído com contêineres coloridos e estrutura de aço. O estádio de 40.000 lugares está localizado perto do porto de Doha e é o primeiro estádio construído para ser totalmente desmontável.

O estádio, chamado 974, recebeu o nome devido ao número dos contêineres usados ​​em sua construção. É também um código de discagem internacional.

Bola inteligente

A Adidas, uma das empresas patrocinadoras da Copa do Mundo do Catar, criou um burburinho com sua bola inteligente lançada recentemente. A inovadora bola, chamada Adidas Telstar, vem pré-instalada com um chip NFC conectado a um aplicativo móvel.

A conexão com o aplicativo permite que os usuários acompanhem os resultados do jogo, observem o movimento da bola e compartilhem com outros usuários. Esta bola inteligente também mede o poder de chute, velocidade, altitude da bola e muito mais.

Ônibus elétricos

Durante a Copa do Mundo do Catar 2022, ônibus elétricos levarão os torcedores para os estádios e outras partes de Doha. Esses ônibus estão equipados com equipamentos de alta tecnologia para garantir uma viagem tranquila, ecológica e neutra em emissão de carbono.

A capacidade de ar condicionado é personalizada para se adequar às condições climáticas do Catar; os compartimentos possuem material de alto isolamento e as portas possuem cortinas de ar que ajudam a manter o interior fresco mesmo com as portas abertas.

Esses são apenas alguns dos inúmeros pontos impressionantes. É inegável que essa será a Copa do Mundo com mais inovações, em todas as áreas que vamos vivenciar, agora é só esperar para ver isso tudo diante dos nossos olhos!

Que tal a sua empresa também apostar na tecnologia para mudar de patamar? Nosso objetivo é potencializar a experiência de seu cliente em sua jornada desde a captação, aumentando a ativação e geração de receita temporal.

Fale com um especialista

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
Pare de perder clientes no Onboarding

Mais clientes, mais rápido, onboarding real-time. Com as atualizações regulatórias promovidas pelos principais órgãos no…

Ler mais...
Recursos essenciais para a hiperpersonalização do relacionamento financeiro

Com a personalização one-to-one, ações como receber e pagar faturas, boletos, acessar a conta online…

Ler mais...
Por categoria
Tags