Recursos essenciais para a hiperpersonalização do relacionamento financeiro

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Com a personalização one-to-one, ações como receber e pagar faturas, boletos, acessar a conta online no app, etc podem ser uma experiência altamente engajadora com a marca. Quer entender como?

O comportamento e as preferências do consumidor na hora de se relacionar com uma marca mudam constantemente. É por isso que os profissionais de marketing estão sempre em busca de maneiras efetivas de alcançar e, principalmente, engajar o cliente final.

Pensando nisso, a :hiperstream propõem um novo olhar do marketing para um dos canais de relacionamento mais eficazes e que, garantimos, já faz parte da operação de toda empresa: o financeiro (faturas, apps, comunicações transacionais e financeiras).

Segundo dados da plataforma Mailchimp, a taxa média de abertura de e-mails no segmento de Negócios e Finanças chega a 21,56% – aproximadamente 6% acima de categorias como e-commerce e promoções. O engajamento de comunicações transacionais e financeiras é naturalmente mais alto. Afinal, os consumidores de fato abrem o que vem do financeiro: seja pelo interesse em saber se a cobrança está correta, pelo compromisso que têm com o pagamento, ou ainda porque confiam no conteúdo e na segurança deste canal de informação.

Na :hiperstream, acreditamos no potencial que a comunicação financeira tem para se transformar de custo operacional em uma nova fonte de receita. Isso torna o retorno sobre o investimento ainda maior, já que se dá a partir de um gasto fixo, além de reforçar o diferencial competitivo e transformar a experiência final do cliente – financial customer experience management, ou gestão da experiência financeira.

E o caminho para isso é a hiperpersonalização one-to-one. Mostrar ao cliente como a sua empresa o conhece bem é um dos principais incentivos para a fidelização. Então, quais são os cinco recursos essenciais que devem ser considerados ao se desenhar uma campanha altamente engajadora e relevante, aproveitando todo o potencial das comunicações financeiras? Confira abaixo.

1- O dado como protagonista
Para nós, a estratégia de personalização começa pela coleta e validação de dados, desde o início da cadeia de envio. Garantir a qualidade das informações que você tem sobre o cliente e do que será enviado para ele na comunicação financeira é o primeiro passo para que a mensagem seja transmitida de maneira correta.

A hiperpersonalização depende de como você utiliza seus dados comportamentais. E assim gerar insights em tempo real para entregar serviços, produtos, e preços que são específicos e relevantes para o universo de cada cliente singularmente.

A validação lógica, automatizada e configurável de grandes volumes de dados, sem que sejam necessárias inúmeras horas de dedicação da equipe ou a validação por amostragem, garante que não haja atrito ou mensagem falha nesse processo.  Cada consumidor será direcionado a um novo e único fluxo de vendas e serviços a cada ciclo. Afinal, quando enviamos uma comunicação indevida, errada e fora de contexto, aquele canal simplesmente deixa de existir para o cliente.

2- Tecnologia para formatação e flexibilidade de conteúdo
Quando se trata de comunicação individualizada, o conteúdo é essencial. Por isso, é necessário tecnologia com flexibilidade e autonomia para desenvolver e gerenciar templates para diversos canais de relacionamento, de acordo com a identidade da marca, além de permitir a customização one-to-one das mensagens.

Insistir em processos legados impede com que as empresas tenham as ferramentas e a prontidão necessárias para impactar de forma pessoal um terço dos seus clientes. Veja o estudo da Deloitte sobre o Futuro da hiperpersonalização para bancos.

3- Envio inteligente (o que, como e ONDE?)
Hoje, envio inteligente é sinônimo de multicanal. Mas como gerenciar diferentes canais de comunicação, na prática? Qual o canal mais relevante para cada cliente? (impresso, e-mail, SMS, WhatsApp, notificações diversas, app do cliente, centrais de atendimento). O desafio agora é: Onde dizer?

O acompanhamento das entregas e do desempenho é fundamental para garantir que a estratégia de hiperpersonalização esteja funcionando – ou para fazer qualquer correção de rota quando necessário. É assim que se alcança o objetivo de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo.

Ter acesso a dados analíticos do desempenho de entrega, como também, realizar a gestão executiva das comunicações, acompanhando o custo por envio, o retorno sobre o investimento de cada campanha e a efetividade das entregas são fundamentais para tomada de decisão assertiva.

4- Desenvolvimento de canais digitais personalizados
Combinando base de dados, informações comportamentais e acompanhamento de performance, sua empresa tem tudo o que precisa para estabelecer um relacionamento financeiro dinâmico e engajador.  Além da personalização do texto e do formato, a fatura dinâmica dá um passo além: é possível incluir vídeos, gráficos, links e até mesmo produtos e anúncios. Como em um marketplace, você leva mais informação ao cliente e monetiza o canal, conectando a oferta de serviços à demanda dos consumidores.

Comunicação financeira é um dos canais de relacionamento com o cliente mais valiosos, que conta com uma audiência cativa e interessada. Por isso, a plataforma :hcp da :hiperstream combina Validação de Dados, Gestão e Personalização de Comunicações e Orquestração de Envio entre os canais digitais e físicos, que operam integradas ou de forma independente, ajustáveis para criar a experiência financeira única que cada negócio busca.

Está interessado em transformar a experiência financeira dos clientes da sua marca, aproveitando ao máximo o potencial deste canal para marketing e vendas? Fale com a gente e solicite uma demonstração!

Texto originalmente publicado por hiperstream, parceiro oficial da Fast Moving.

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