Tendências de cibersegurança para o mercado financeiro em 2022

35 visualizações
0 comentários
4 min de leitura
Tendências de cibersegurança para o mercado financeiro em 2022

Saiba mais sobre mecanismos de segurança e tenha um negócio mais eficaz!

Devido à pandemia da COVID-19 as relações entre pessoas e negócios mudou drasticamente e acelerou a transformação digital de muitas empresas de todos os segmentos, portes e localidades. E de repente, foram criados canais de comunicação, vendas, relacionamento e pagamentos, tudo baseado no ambiente digital.

E as empresas precisam estar preparadas e atentas para as tendências do seu segmento. Contudo, independente do setor, uma coisa é certa: a segurança deve estar entre as principais prioridades das instituições, especialmente daquelas que utilizam a tecnologia para questões financeiras, como, por exemplo, pagamentos digitais e comércio eletrônico.

Afinal, fraudes financeiras podem comprometer, além da imagem da organização, o caixa, relacionamento com seus clientes e seu faturamento. Por isso, este ano, existe a expectativa de que condutas de segurança muito mais eficazes serão desenvolvidas, visando evitar prejuízos, golpes e fraudes.

Segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), agência regulada pelo Ministério da Economia, no primeiro semestre de 2021 comparando com o período homólogo, os ataques cibernéticos contra empresas cresceram 220% e segundo recente da Gartner, globalmente, o prejuízo financeiro com os ataques podem chegar até U$$ 50 bilhões em 2023.

E para que as empresas se mantenham competitivas no cenário atual, é importante ficar de olho nas tendências para 2022. Afinal, novidades, inovações e tecnologias surgem diariamente. Confira agora algumas tendências de cibersegurança para o mercado financeiro.

Adaptação a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se tornou um marco da segurança digital. E esse ano, a consolidação da lei vai seguir em evidência. Visto que a Autoridade Nacional de Proteção de dados (ANPD) determinou punições para quem não proteger os dados coletados, como multas de até 50 milhões ou de percentuais do faturamento dependendo da infração, então, estar em compliance com a LGPD é essencial para a saúde financeira da organização.

Implantação da Inteligência Artificial

Implantar soluções tecnológicas baseada em IA auxilia a automatizar vários segmentos, diminuindo cargas de trabalho e por consequência, tornando os colaboradores mais produtivos. Em 2022, a expectativa é que a inteligência artificial se desenvolva ainda mais, ajudando na redução de fraudes, golpes, desinformações e prejuízos.

Biometria como forma de autenticação

Ao longo dos anos a utilização da biometria foi crescendo e a chegada da pandemia fez com que a sua procura crescesse ainda mais. E a expectativa é de que novas modalidades possam surgir, como a biometria comportamental que já é uma realidade, afinal o crescente número de consumidores que escolhem a tecnologia e se sentem seguros em relação a esses formatos criam as condições perfeitas para que esses mecanismos ganhem força esse ano evitando fraudes e golpes.

Machine Learning

A tecnologia do Machine Learning (ML) vem crescendo e se tornando cada vez mais proativo. Com isso, a segurança cibernética está cada vez mais eficaz e simples. Afinal, a partir de um conjunto de dados, o machine learning desenvolve padrões e os manuseia com algoritmos, conseguindo antecipar e responder ataques em tempo real.

Assim, implantar o ML permite que os sistemas de segurança sejam mais eficazes, pois permite a análise dos padrões de ameaça e o aprendizado dos comportamentos dos cibercriminosos, tornando possível evitar ataques futuros e otimizando o tempo dos especialistas a realizarem suas atividades rotineiras.

Fortalecer as estratégias de segurança digital é uma das prioridades das organizações este ano, afinal, com a conectividade presente em nosso dia a dia, as empresas ficam mais expostas e vulneráveis a ataques cibernéticos. Com isso, a questão da cibersegurança deve ser um assunto que deve permanecer em alta, contar com toda uma empresa especializada é indispensável!

Nós da Fast Moving oferecemos soluções completas para prevenção de fraudes baseadas em alta tecnologia para otimizar e automatizar com precisão os processos operacionais, tornando-os mais ágeis e seguros. Estamos comprometidos com o relacionamento com seus usuários, segurança e os resultados de nossos clientes

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
Parceria entre :hiperstream e Fast Moving

O mercado de seguros vive o momento da mudança. Seguindo modificações recentes em normas regulatórias,…

Ler mais...
Rápido de verdade: validação cadastral em até 10 segundos com o Fast Onboarding

Ao realizar um cadastro, 54% dos usuários esperam receber a aprovação em até quatro horas,…

Ler mais...
A jornada do dado: 4 etapas fundamentais para o relacionamento financeiro

Os dados percorrem um caminho longo até chegar ao consumidor final na forma de comunicação….

Ler mais...
Por categoria