Biometria e LGPD: O que sua empresa deve fazer para se adaptar

377 visualizações
0 comentários
5 min de leitura
Biometria e LGPD O que sua empresa deve fazer para se adaptar

Com o avanço da tecnologia e transformação digital, a biometria se tornou um dos caminhos mais seguros para proteção de dados e identificação de pessoas.

A biometria é normalmente utilizada em diferentes situações.

Terminais de embarque de aeroportos, caixas automáticos em bancos e até mesmo nosso computador, celular e tablet possuem algum tipo de método para reconhecimento facial e identificação digital.

A palavra biometria vem do latim e significa medição da vida, também conhecida como o estudo estático de características físicas.

Existem diferentes tipos de biometria, abaixo separamos as principais, confira:

Reconhecimento Facial

 Entre as mais conhecidas, a tecnologia de reconhecimento facial já pode ser encontrada principalmente em smartphones para desbloquear funcionalidades do aparelho.

Apesar dos argumentos que vão contra este tipo de recurso, podemos afirmar que o uso dessa tecnologia está em expansão e que a tendência é que todos se adaptem às mudanças conforme o melhor cenário do negócio.

Reconhecimento por voz

Essa é mais uma tendência que vem ganhando cada vez mais força e espaço.

Com a popularização de podcasts, assistentes de voz e recursos que utilizam o áudio, o reconhecimento por voz se tornou uma maneira de identificar quem está usufruindo de algum serviço.

Esse método consegue analisar diferentes parâmetros de voz e esse compilado de dados resulta em um perfil sonoro único.

Um fator interessante sobre esta tecnologia é que o custo de implementação por voz é baixo comparado a outros métodos, o que acaba tornando ela uma ótima ferramenta para confiabilidade dos dados.

Impressão Digital

 Também famosinha no mundo das fintechs, a impressão digital é um método de reconhecimento biométrico que apesar de antigo, pode ser muito econômico.

De longe, seu custo para implementação é o menor entre as tecnologias de reconhecimento confiáveis.

Além disso, a confiabilidade do sistema é garantida porque os dados biométricos são para toda a vida da pessoa, assim, não é necessário atualizar esse tipo de informação.

É importante ressaltarmos que a biometria e LGPD andam de mãos dadas.

Isso porque a Lei Geral de Proteção de Dados considera os dados pessoais sensíveis e que devem ser tratados com cautela para que seu uso não vá contra as diretrizes da LGPD.

Já deu pra perceber que a validação de identidade por meio do reconhecimento facial ou uso da biometria se tornaram comodidades para grande parte das empresas, além de otimizar e melhorar o atendimento ao consumidor final.

 No cenário brasileiro, estamos em evolução quando o assunto é proteção de dados, mas sabemos que temos um longo caminho pela frente.

Dessa maneira, é importante que o processo de adequação do mercado e do setor público a LGPD seja acelerado, assim, será possível fazer parte das grandes economias mundiais que observam e utilizam a proteção de dados pessoais como um fator primordial para evolução do negócio.

LGPD: O que sua empresa deve fazer para se adaptar ao utilizar a biometria

Um dos desafios para se adaptar ao uso da biometria consiste na identificação da existência ou não de uma hipótese legal autorizadora para que o processamento desses dados se realize.

Para adequar sua empresa a LGPD, é necessário estabelecer uma nova cultura em relação à gestão de dados e investimento em segurança da informação.

Entre as exigências da LGPD está a criação do cargo de Data Protection Officer.

Na prática, esse profissional deve ficar inteiramente responsável pela segurança dos dados (de funcionários, indivíduos de fora da organização ou ambos).

A lei não especifica a formação, porém deve ser alguém com conhecimentos em leis e na área de TI.

Uma das atribuições desse profissional será prestar contas à ANPD com o envio de relatórios sobre os impactos da proteção dos dados.

Também é recomendado que a organização realize um mapeamento e documentação dos dados que já possuem e classifique essas informações.

Verificar se o armazenamento está correto, se os dados foram coletados com consentimento e para qual finalidade, assegurar o sigilo das informações e seguir boas práticas de segurança e informação pode ser o pontapé inicial para se adaptar a esta nova realidade.

Deve haver uma revisão de todos os processos da empresa para garantir que esteja adequado com o que é trazido pela Lei.

Agora conta pra gente, sua empresa está preparada para se adaptar ao uso da biometria de acordo com a LGPD?

Possuímos diversas outras soluções que automatizam uma série de processos, conheça a Fast Moving Software.

Soluções Customizáveis

A Fast Moving combina expertise consultivo e soluções tecnológicas turnkey, com algoritmos criados a partir de técnicas de Design Thinking para encurtar o tempo de implantação e de retorno do investimento em suas soluções.

Automatização para agilizar processos de negócios

Atividades realizadas de forma eletrônica refletem em menores custos, evitam erros, aumentam produtividade rumo a Transformação Digital

Potencializa a experiência

Nosso objetivo é potencializar a experiência de seu cliente em sua jornada desde a captação, aumentando a ativação e geração de receita temporal.

FALE COM ESPECIALISTA

 Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

 Vale a pena ler também:

Tendências de cibersegurança para o mercado financeiro em 2022

A jornada do dado: 4 etapas fundamentais para o relacionamento financeiro.

Open Finance: Saiba o que é e seus benefícios para o seu negócio.

Onboarding Digital: O que é e como ele pode acelerar seus resultados

Até a próxima!

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos

A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…

Ler mais...
Pare de perder clientes no Onboarding

Mais clientes, mais rápido, onboarding real-time. Com as atualizações regulatórias promovidas pelos principais órgãos no…

Ler mais...
Por categoria
Tags