Etapas de um Processo: 5 dicas para prevenção de fraudes

286 visualizações
0 comentários
5 min de leitura
Etapas de um Processo 5 dicas para prevenção de fraudes

Como a tecnologia pode trazer boas práticas de prevenção de fraudes?

Quando falamos sobre prevenção de fraudes, consideramos como o mundo está cada vez mais conectado e que mesmo com a tecnologia e a inovação, infelizmente é possível sofrer fraudes que prejudicam a empresa.

A complexidade e sofisticação nos esquemas de fraudes continuam crescendo diariamente. Desde o roubo de dados até mesmo a solicitação de consignados utilizando dados e informações de terceiros.

Existem diferentes fatores que acabam contribuindo para os famosos golpes digitais, entre eles, o livre acesso de informações disponibilizadas na internet sem a proteção necessária de sistemas robustos antifraude, o que acaba potencializando de forma direta a prática desses crimes cibernéticos.

Sabia que 57% das empresas brasileiras são alvos frequentes de ataques e fraudes digitais? É o que mostra a pesquisa realizada pelo Datafolha.

Essa pesquisa também mostrou que somente 41% das empresas brasileiras têm políticas de segurança estabelecidas.

Apesar da consciência quanto à gravidade dos ataques, o levantamento destaca que as ações tomadas pelas empresas ainda são tímidas frente ao peso e histórico das ameaças.

Se você quer aprender como prevenir sua empresa e evitar golpes, continue com a Fast Moving!

Podemos definir fraude como qualquer tipo de meio utilizado para enganar, ludibriar, alterar ou manipular os fatos para obter vantagem através de ações de má-fé.

Entre os tipos mais comuns de fraudes cometidos com empresas temos a fraude contábil e apropriação de ativos, corrupção, lavagem de dinheiro, fraude cadastral, fraude com CNPJ, fraude com cartão de crédito, fraude sintética e auto fraude.

Confira as dicas de como proteger sua empresa de fraudes

 

 1. Estabeleça um código de conduta

 Uma medida básica que ajuda a firmar os principais valores de um negócio.

Dessa forma, todos os colaboradores da empresa conseguem entender seus limites profissionais para em conjunto, criar as normas de conduta de acordo com todos os procedimentos que devem ser considerados.

2. Mapeie os pontos frágeis do seu negócio!

 Identificar falhas e corrigi-las o mais rápido possível é um dos fatores de sucesso de grandes empresas.

Através de uma autoanálise, é possível identificar os pontos vulneráveis, para assim, construir planejamentos e tomar decisões mais assertivas quando o assunto é segurança.

3. Realize auditorias externas e internas

 A auditoria é considerada primordial para planejamento e gestão de riscos.

Através da análise de processos e documentos, fica mais prático garantir que tudo esteja correndo conforme o planejado.

Importante ressaltar que para que tudo esteja sempre alinhado em relação ao modelo de negócio, as auditorias devem ser feitas com uma certa frequência, no mínimo, uma vez por mês.

4. Treine e capacite os seus colaboradores

 Manter toda a equipe em harmonia assegurando que todas as informações e processos estejam disponíveis de forma rápida pode evitar erros por falta de conhecimento.

A solução para isso passa também por oferecer treinamentos regulares aos seus colaboradores da área de prevenção à fraude.

5. Invista em tecnologia

Por último e provavelmente o mais importante, invista em tecnologia!

Busque por empresa parceira que possa oferecer soluções eficazes para proteger o seu negócio contra as fraudes em cada etapa do negócio: cadastro do novo cliente, transacional, jornada de pagamento, atualização cadastral são alguns exemplos de processos que afetam quase a totalidade das empresas, independente do modelo de negócios.

Ainda há outras vulnerabilidades específicas para cada modelo de negócios, por exemplo, quando o modelo é 100% digital ou um que envolva parceiros na captura dos novos clientes.

Temos solução para reduzir prejuízos com fraudes, obter processos mais rápidos e ainda melhorar a experiência do usuário. Isso só é possível pois nosso portfólio envolve soluções de bastidores, sem que o cliente precise realizar ações na jornada, e outras específicas de validação direta da identidade.

Soluções Customizáveis

A Fast Moving combina expertise consultivo e soluções tecnológicas turnkey, com algoritmos criados a partir de técnicas de Design Thinking para encurtar o tempo de implantação e de retorno do investimento em suas soluções.

Automatização para agilizar processos de negócios

Atividades realizadas de forma eletrônica refletem em menores custos, evitam erros, aumentam produtividade rumo a Transformação Digital

Potencializa a experiência

Nosso objetivo é potencializar a experiência de seu cliente em sua jornada desde a captação, aumentando a ativação e geração de receita temporal.

FALE COM ESPECIALISTA

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Vale a pena ler também:

Open Finance: Saiba o que é e seus benefícios para o seu negócio.

Onboarding Digital: O que é e como ele pode acelerar seus resultados

Tendências de cibersegurança para o mercado financeiro em 2022

A jornada do dado: 4 etapas fundamentais para o relacionamento financeiro.

Até a próxima!

 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Deixe o seu comentário!

Os mais lidos
Financial Customer Experience Management: o que é e como transformar essa jornada e gerar novos negócios

A experiência do cliente não termina depois de assinar um serviço ou clicar em “comprar”….

Ler mais...
A Transformação Digital nos Bancos: Desafios, Oportunidades e Impactos

A transformação digital tem revolucionado diversos setores da economia, e o setor bancário não é…

Ler mais...
Pare de perder clientes no Onboarding

Mais clientes, mais rápido, onboarding real-time. Com as atualizações regulatórias promovidas pelos principais órgãos no…

Ler mais...
Por categoria
Tags